logo RCN
Notícia

Joinville quer aumentar cobertura da vacina contra a gripe

  • SECOM PMJ -

A cobertura da campanha da vacinação contra a gripe está baixa na maioria dos grupos aptos a receber o imunizante em Joinville. Até agora, foram mais de 60 mil doses aplicadas, o que corresponde a pouco mais de 32% do público-alvo. Em alguns grupos, como pessoas com deficiência, pouco mais de 1% foi vacinado. A cobertura está bem abaixo no caso das gestantes, apenas 15% delas foram se vacinar. É o mesmo caso dos professores, com pouco mais de 15% deles vacinados.

O professor Fabrício de Aguiar, de 45 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde da Família do Bucarein para receber a vacina contra a gripe na sexta-feira (20/5).

"Para mim é super importante para eu não pegar e não passar gripe. Depois dessa pandemia, a gente tá se protegendo cada vez mais", conta o professor.

Fabrício chegou e logo foi atendido, sem filas. O imunizante está sendo oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção das unidades do Jativoca e do Morro do Amaral. A vacina contra a gripe vai ser oferecida até 3 de junho, no período de funcionamento de cada unidade.

A vacina contra a gripe pode ser recebida também na Sala de Vacinas Central, que fica na rua Abdon Batista, 172, no Centro. A sala funciona de segunda a sexta, das 7 h às 18h50.

Agora, quem pode receber a vacina contra a gripe na Rede Municipal é o grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até 4 anos, professores e trabalhadores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

É preciso levar a carteira de vacinação, um documento oficial com foto, carteira de identificação profissional ou crachá (para trabalhadores), ou receita médica que informa o diagnóstico do paciente em caso de doenças crônicas.

A vacina contra a gripe é a forma de imunizar contra o vírus influenza, reduzindo a chance de pegar a gripe. Ela também protege contra as complicações da gripe, como pneumonia.

"A ideia é que a gente chegue o mais próximo da população possível para que facilite a adesão de todas as campanhas. A vacina da influenza protege contra três tipos de gripe. A vacina tem uma proteção alta, então quanto mais vacinada a população estiver, melhor é para não adoecer, sobrecarregar o sistema de saúde e não transmitir para outras pessoas, principalmente para quem está perto da gente", informa Fabiana Almeida, gerente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville.

Prefeitura de Joinville tem 490 vagas disponíveis em CEIs para crianças de até 3 anos Anterior

Prefeitura de Joinville tem 490 vagas disponíveis em CEIs para crianças de até 3 anos

EUA analisam vacinas que possam ser usadas contra a varíola dos macacos Próximo

EUA analisam vacinas que possam ser usadas contra a varíola dos macacos

Deixe seu comentário